NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
DO OBJETIVO
5.1 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como
objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de
modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da
vida e a promoção da saúde do trabalhador.
O processo eleitoral observará as seguintes condições:
publicação e divulgação de edital, em locais de fácil acesso e
visualização, no prazo mínimo de 45 (quarenta e cinco) dias antes do
término do mandato em curso;
inscrição e eleição individual, sendo que o período mínimo para inscrição será de quinze dias;
liberdade de inscrição para todos os empregados do estabelecimento,
independentemente de setores ou locais de trabalho, com fornecimento de
comprovante;
garantia de emprego para todos os inscritos até a eleição;
realização da eleição no prazo mínimo de 30 (trinta) dias antes do término do mandato da CIPA;
realização de eleição em dia normal de trabalho, respeitando os
horários de turnos e em horário que possibilite a participação da
maioria dos empregados;
voto secreto;
apuração dos votos, em horário normal de trabalho, com acompanhamento
de representante do empregador e dos empregados, em número a ser
definido pela comissão eleitoral;
guarda, pelo empregador, de todos os documentos relativos à eleição, por um período mínimo de cinco anos.
A CIPA realiza reuniões ordinárias mensais, de acordo com um calendário
preestabelecido, e durante o expediente normal da organização. Todas as
reuniões têm atas assinadas pelos presentes com encaminhamento de cópias
para todos os demais membros.
Comissão de Eventos
Atribuições
- Manter a mentalidade prevencionista entre os funcionários, através da
utilização de recursos audiovisuais (informativo CIPA, painéis, e-mails
etc)
- Promover, executar e divulgar as atividades especiais da CIPA, como a
organização da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de
Trabalho)
Comissão de Inspeção de Ambientes de Trabalho
Atribuições
- Manter o programa de inspeção de segurança nos diversos locais de trabalho e elaborar os relatórios de inspeção
- Acompanhar a execução das propostas de segurança, aprovadas pela CIPA, e encaminhadas à administração
Comissão de Investigação de Acidentes
Atribuições
- Investigar acidentes, a fim de levantar as causas e as circunstâncias
em que ocorreram, bem como suas consequências, para propor medidas
corretivas e preventivas.
Algumas dicas para tornar as reuniões uma ferramenta de gestão eficiente.
• Composição eclética
• Reuniões com pautas fixas
• Criar gestão de projetos
• Criar comissões para solucionar cada tipo de problema
• Cronograma de atividades anual
• Marketing da Comissão
• Dar feedback aos problemas e sugestões propostas
• Treinamentos diferenciados para equipe
• Agir de forma analítica
• Mantenha a organização
Por mais óbvio que possa parecer, o que mais atrapalha um bom
trabalho de uma CIPA é a falta de organização. Isto pode ser resolvido
com um(a) boa(bom) secretário(a). É de extrema importância manter as
Atas atualizadas, os planos de ações bem acompanhados, convocar todos os
membros dentro dos prazos, organização de pautas de reunião, livro de
acompanhamento de ações providenciadas, previstas ou em aberto. E ainda
tornar fácil o acesso a informações não apenas para os membros da
comissão, bem como para os diferentes interessados.
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